Estação do Cais do Sodré recebe Escultura

Cultura e Lazer
Estações
Ferrovia
  • Estação do Cais do Sodré recebe Escultura de um Anjo, da autoria de Superlinox: fotografia 1
  • Fachada da Estação do Cais do Sodré com Escultura de um Anjo: fotografia 2
  • Anjo, da autoria de Superlinox, na Estação do Cais do Sodré: fotografia 3

A Escultura de Superlinox vai estar na estação ferroviária de forma temporária.

Em resultado da colaboração estabelecida entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Galeria de Arte Urbana (GAU), da Câmara Municipal de Lisboa, a Estação do Cais do Sodré recebeu uma escultura de um Anjo, intitulado “Aparição II, 2023”, que ficará de forma temporária no espaço ferroviário. 

Esta instalação acontece no âmbito da 5ª Edição do MURO Festival de Arte Urbana LX_2023, este ano dedicada ao tema da mobilidade, com intervenções na zona ribeirinha da Capital, nomeadamente no Cais do Sodré, Alcântara e Belém.

Este anjo é descrito como um “jovem do nosso tempo, com roupa adequada para uma noite de verão. O anjo segura um girassol.” e é da autoria de Superlinox, um artista misterioso que nasceu em Setúbal e cresceu no universo do graffiti e da arte urbana. A escultura é inspirada no verso do Artista Almada de Negreiros:

“O meu anjo da guarda está sempre a dizer-me:

De que estás à espera?

Vá, anda! Começa já!

Começa já a cuidar da tua presença!

Não sei o que o meu anjo da guarda quer que eu advinhe em taes palavras.

Outras vezes, o meu anjo da guarda pede-me para que seja eu o anjo da guarda d’elle.”

(José de Almada-Negreiros)

Habitualmente, as obras do artista não permanecem nos espaços públicos onde foram colocadas. Visite a nossa Estação de Cais do Sodré e descubra a obra de arte urbana que recebe milhares de passageiros todos os dias.

Saber mais sobre o Anjo "Aparição II, 2023"

Programa cultural da IP


O Festival MURO


O MURO é o festival de Arte Urbana de Lisboa, desenvolvido pela Galeria de Arte Urbana (GAU), núcleo do Departamento de Património Cultural, integrado na Direção Municipal de Cultura, da Câmara Municipal de Lisboa.

O Festival MURO_LX foi criado em 2016 com o propósito de promover a Arte Urbana na cidade de Lisboa, através do apoio à criação e à produção de novas obras em espaço público, e difundir os seus autores, nacionais e estrangeiros.

A cada edição, o MURO_LX intervém numa única freguesia da cidade, proporcionando a descoberta de um novo território através da arte, revelando o seu património material e imaterial, em estreita cooperação com os artistas e também com as comunidades, as instituições e os agentes locais.

Saber mais sobre o MURO LX_2023

Créditos das fotografias: © CML | DMC | DPC | José Vicente 2024